domingo, 3 de julho de 2011

O primeiro passo da jornada....

Esta é minha primeira publicação de muitas que virão - assim espero. Como se vê, tenho o forte objetivo de alcançar minha aprovação no concurso de Advogado da União. 
Com este blog, pretendo divulgar meus métodos de estudos, minhas certezas e dúvidas sobre os conteúdos do concurso e - por que não ? - sobre a vida. Espero que seja possível de se estabelecer um diálogo com o leitor - pessoa que, muito provavelmente, está atrás do mesmo objetivo que persigo. 
Semana passada, realizei meu planejamento de Estudos. Dividi meu estudos por fases. Na primeira fase, na qual estou no presente momento, devo estudar: Civil, Processo Civil, Constitucional e Tributário. Para isso, gastarei cerca de um mês e meio. Nas outras fases (são mais três), dividirei as demais disciplinas previstas no edital

Minha bibliografia básica para o estudo inicial:
Civil - Tartuce; (volume único, da método)
Processo Civil - Daniel Amorin Assunção Neves (volume único, da método)
Tributário - Ricardo Alexandre e Sabbag
Constitucional - Pedro Lenza (básico) e Gilmar Mendes (para temas específicos)

Qual meu método de estudos utilizado? O estudo de ciclos, do Alexandre Meireles. Fiz uma adaptação, e está mais ou menos assim: Primeiro, estudo 2 horas de cada matéria, sempre seguindo a sequência e respeitando os horários (o estudo deve ser cronometrado). Depois, faço um estudo elaborando um resumo do que estudei (uma hora para cada matéria, desta vez).
Portanto, fica assim: (1) Direito Civil - 2h; (2) Processo civil - 2h; (3) Tributário - 2h; (4) Constitucional - 3h; (5) elaboração de resumo de cada matéria - 1h por matéria; (6) revisão - 20 min por matéria.
A elaboração do resumo é importante, pois além de auxiliar muito nas revisões futuras, é uma ótima forma de internalizar e refletir sobre o conhecimento. É claro que a eficiência pressupõe que a feitura do resumo não seja mecanizada, simplesmente copiando o que foi dito pelo autor.
Você deve adaptar o ciclo a suas necessidades, de acordo com sua afinidade pela matéria, sua bagagem, além do volume de conteúdo previsto no edital. 
Além da doutrina, especial atenção merecem os informativos jurisprudenciais do STF e do STJ. Estou os lendo e fazendo sucintos resumos de cada julgado que considero importante. Pretendo, com o tempo, começar a divulgá-los por aqui. 
Além da doutrina e da jurisprudência, também tenho por relevante a leitura da lei seca. Quanto ao estudo de Direito Constitucional, além do que já referi, indico o download da "constituição em áudio", disponível no site do planalto. O texto da CF deve estar no sangue... e ouvir no MP3 ajuda.
Sempre no fim de cada dia, sugiro que se anote a carga horária estudada. A anotação deve ser fiel ao que foi cronometrado. Você pode também fazer um gráfico de seu desempenho, fazendo um gráfico: dias X horas de estudo. Ajuda a ter a real noção do quanto você está estudando.

Bem, em linhas gerais, esse é meu projeto inicial de estudos.   

Sempre em frente! Abs!

Um comentário:

  1. Olá, o que vc utiliza para fazer o fichamento: fichas comuns, folhas de fichário?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...