domingo, 20 de novembro de 2011

É chegado o momento de se adotar uma nova estratégia

Amigos, fiquei um pouco triste com a notícia de que o edital está próximo. Isso porque eu objetivava estudar a fundo cada matéria, adotando um manual e fazendo fichamento do assunto e o máximo de exercícios possível. Contudo, com a proximidade do edital, isso não será possível. 
Então, tendo em vista que, até o momento, eu estudei apenas cerca de 30% do edital, preciso adotar um novo plano. 
Até dezembro, vão me sobrar, por dia, apenas umas 3 ou 4 horas de estudo. Daí entro de férias, e terei cerca de 9-10 horas de estudo disponíveis. Janeiro e fevereiro as coisas pioram de novo. Em março, vou parar de trabalhar, e começo a estratégia "tudo" ou "nada"... aí terei bastante tempo disponível. Se eu não conseguir, ok... terei dado meu máximo e vou poder encarar com grande probabilidade de sucesso o concurso de delegado da PF. 

Então como fazer para dar meu máximo no concurso AU/PFN ?
Bem, não vai ser fácil, mas impossível não é. Preciso de uma boa estratégia e muito ânimo (esse é o ponto mais difícil).  

Embora eu vá prestar prova tanto para AU quanto para PFN, vou fazer meu plano com foco em AU - tenho mais afinidade com a banca CESPE. 

Quanto à data da prova, apesar de ainda não se ter uma data confiável, precisamos trabalhar com prazos. Sendo assim, vou trabalhar como a seguinte hipótese:

Data da prova: 15 de março de 2012. 

Logo, tendo por base essa data hipotética, sobram 03 meses e 24 dias.

É pouco tempo, mas é possível. Agora que já temos o tempo disponível de estudo,  vamos ao próximo passo: equacionar a relação "afinidade por matéria" versus "importância da matéria". 

Bem, de acordo com a minha afinidade com a matéria, eu atribuí um índice de 1 a 5 ("01" para as matérias que tenho grande afinidade; "05" para as que tenho pouca afinidade):
  • Índice 01: Constitucional, Processo penal e Ambiental (é pouca matéria de ambiental).
  • Índice 02: Administrativo, Tributário e Penal,
  • Índice 03: Previdenciário, Empresarial e Financeiro (Financeiro é junto com Econômico). 
  • Índice 04: Trabalho, Processo do Trabalho, Civil e Processo Civil. 
  • Índice 05: Internacional


Com base na tabela "quantidade de questões por matéria", fiz o seguinte: atribuí um índice (de 01 a 05), variável de acordo com a maior quantidade de questões que foram cobrados:
  • Índice 05 - [25 questões]: Constitucional, Administrativo
  • Índice 04 - [20 questões]: Processo Civil; Civil; Financeiro e Econômico; e Tributário**
  • Índice 03 - [14 questões]: Penal 
  • Índice 02 - [09-11 questões]: Processo do Trabalho, Processo Penal, Internacional, Ambiental, Trabalho, Empresarial. 
  • Índice 01 - [5 questões]: Previdenciário. 

**Embora no concurso de Advogado da União tenham cobrado apenas 10 questões de tributário, classifiquei essa matéria no "índice 09" pela importância que tem para Procurador da Fazenda Nacional. 

Feito, agora é só multiplicar o índice da afinidade pelo índice da importância da matéria para saber aquilo que mais tenho que estudar: 

  1. Civil: 04 X 04 = 16 08;  P. Civil: 04 X 04 = 16
  2. Financeiro e Econômico: 03 X 04 = 12
  3. 10: Internacional: 05 X 02 = 10;  Administrativo: 02 X 05 = 10
  4. Tributário: 02 X 08 = 08; Trabalho: 04 X 02 = 08; P. Trabalho: 04 X 02 = 08; 
  5.  Penal: 02 X 03 = 06; Empresarial: 03 X 02 = 06
  6. Constitucional: 01 X 05 = 05
  7. Previdenciário: 03 X 01 = 03
  8. P. Penal: 01 X 02 = 02; Ambiental: 01 X 02 = 02;
Então, de acordo com a enumeração acima, e o bom senso, a relação "matéria" por "tempo de estudo" vai ficar assim:

4 horas - Civil e Processo Civil. 
3 horas - Financeiro. 
2,5 horas - Internacional e Administrativo. 
2,0 horas - Tributário, Trabalho, P. Trabalho
1,5 horas - Penal, Empresarial e Constitucional
1,0 hora - Previdenciário, Processo Penal e Ambiental. 

Certo, agora preciso saber quanto tempo terei, por semana, para estudar. Vou fazer um planejamento até o dia 20 de dezembro - depois entro de férias e terei de fazer novo planejamento, pois terei mais tempo para estudar. 

Planejamento de 21/11/2011 até 20/12/2011:

Durante a semana: 4 horas de estudo.
Sábado: 8 horas de estudo.
Domingo: 05 horas de estudo. 
Total: 33 horas de estudo por semana. É isso que terei que estudar - 33 horas! Se num dia eu não conseguir estudar, então no outro tenho que compensar, de modo que até o fim da semana eu preencha as 33 horas de estudo!!

Então vou fazer o seguinte: 02 ciclos de estudo por semana. O 1º de 16 horas e o 2º de 17 horas. 

Primeiro Ciclo – 16 horas:
Segundo Ciclo – 17 horas:
4,0h – Civil.
4,0h – Processo Civil.
2,5h – Adm.
1,0h – Previdenciário.
1,5h – Penal.
1,0h – Processo Penal.
3,0h – Financeiro.
2,5h – Internacional.
1,5h – Constitucional.
2,0h – Trabalho.
1,5h – Empresarial.
2,0h – P. Trabalho.
2,0h – Tributário.
1,0h – Ambiental.

3,5h – Revisão e Exercícios de tudo que já foi estudado.
Quem não entendeu como funciona, é assim:
Primeiro, estudo as 04 horas de Civil; depois as 2,5 horas de Adm.... assim por diante, até terminar os ciclos 01 e 02. Terminado-os, recomeço de novo... 

Então é isso, pessoal. É assim que vou me organizar para começar a estudar. Preciso comprar um livro de direito internacional.... se possível, vou fazer isso ainda hoje. Previdenciário também não tenho livro, estou na dúvida se compro aquele esquematizado da saraiva ou se vou de um livro resumo. Vou pensar. 

Amigos, mais uma coisa, toda ajuda será bem vinda nessa etapa. Então, quem tiver alguma dica para compartilhar, algum julgado que ache importante ou material, por favor, compartilhe! 

Quero hoje fazer um divisor de águas em minha vida: o dia que comecei a estudar de verdade e a conquistar meus sonhos. 

Quem tá junto nessa minha jornada? Então embarca aí!

Forte abraço e vamos em frente!

3 comentários:

  1. olá Pesssoal,
    Comecei a estudar Dir.Adm pelo Livro Celso Bandeira..Vcs acham um bom livo?/poderiam indicar o melhor para concurso..
    Por favor.Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Para X, o Celso Bandeira é um livro excepcional....porém só se vc já está em nível avançado.....Caso contrário vc vai ter ódio dele. O melhor para concurso,depende do concurso...... O básico para concurso é o do Marcelo Alexandrino..... Um bom livro já não básico é o do Carvalhinho.......

    Para o dono do Blog- Seu local é muito bacana. Gostaria de participar e ajudar. O que vc precisa ?
    Comecei a estudar há pouco,então estou BEM atr´s de vcs......mas não tenho pressa.....
    Meu nome é AUREA RODRIGUEZ ( Niteroi-RJ)

    ResponderExcluir
  3. Aurea Rodriguez, tb não estou num estágio mto avançado de estudos hehe... Tô começando tb.
    Se vc tiver alguma coisa sobre concursos que queira compartilhar, pode mandar e-mail pra mim: slot.riquelme@hotmail.com.
    Pode ser algum resumo, pode ser uma indicação de leitura, pode ser uma jurisprudência interessante, enfim, qualquer coisa relacionada a concursos.
    Abraço e obrigado pelo comentário.

    Ao X, desculpa só ver agora seu comentário. Uma indicação para Administrativo é o livro do Ricardo Alexandre. Está para ser lançado agora em 2012... estou esperando.
    Abs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...